Já é possível corrigir a deficiência da visão de perto. (Decorrente da vista cansada/presbiopia), em sua forma pura ou associada a deficiências para longe (hipermetropia, miopia, astigmatismo).

Nosso olho faz o foco para perto, naturalmente, através de um mecanismo chamado acomodação, em que a contração de um músculo que fica dentro do olho muda a curvatura do cristalino, lente natural que fica atrás da pupila, gerando, com isso, grau adicional para perto.

Com a idade, há uma ausência de elasticidade do cristalino e uma piora da função do músculo, fazendo com que haja uma perda gradativa da capacidade de fazer essa acomodação. Essa deficiência é chamada presbiopia (vista cansada). As queixas costumam ser percebidas na maioria das pessoas, a partir dos 40 anos.


Como eu percebo que já tenho o problema?

A vista cansada pode ser detectada por irritação nos olhos, dor de cabeça e dificuldade de focar para perto, que melhora quando o objeto é afastado.

Como o laser age para solucionar o problema?

O laser vai modificar a curvatura de sua córnea de forma a compensar a deficiência do foco decorrente da perda da capacidade de acomodação de sua visão. Se o outro olho (o olho dominante) tem grau, é aplicado o laser para eliminar o problema de longe desse olho, de forma que um olho fique apto a fazer o foco para perto e o outro o foco para longe.

A grande maioria de pacientes se acostuma, pois o cérebro tem boa capacidade de adequação à mudanças.

Vou me acostumar com essa forma de correção?