A cirurgia refrativa com Excimer Laser consiste de um procedimento cirúrgico que visa corrigir o grau do paciente (Miopia, Astigmatistmo e Hipermetropia), através da utilização do Laser que fará a ablação da córnea.

Técnicas Cirúrgicas

Lasik

Técnica indicada para córneas espessas. Levanta-se o flap da córnea e aplica-se o laser no tecido remanescente.

Entenda o procedimento.

PRK

Técnica indicada para córneas menos espessas. Aplicação do laser direto sem levantamento de FLAP, envolvendo um desconforto mínimo. As camadas de células mais profundas são virtualmente intocadas e a integridade da córnea é mantida.

Entenda o procedimento.

Femto Lasik

Com esse laser não se faz corte na córnea. O que ocorre é um separação das lamelas do colágeno coreano, de forma suave, sem a necessidade do corte. Com isso se tem um flap mais preciso e de melhor qualidade o que proporciona maior segurança à cirurgia.

Entenda o procedimento.

Tipos de Grau

Miopia

INFOMAÇÕES

Miopia

Aproximadamente 80 milhões de pessoas no Brasil são míopes, hipermétropes e/ou astigmáticos. A miopia ocorre quando o olho é muito longo em relação à curvatura da córnea. No míope, os raios de luz que penetram no olho focam em um plano anterior à retina, fazendo com que a imagem se torne borrada. Os portadores de miopia podem enxergar muito bem os objetos próximos ao seu olho, porém apresentam deficiência para a visão de objetos distantes.

Astigmatismo

INFOMAÇÕES

Astigmatismo

Muitos pacientes com miopia possuem algum grau de astigmatismo em suas córneas. O portador dessa deficiência experimenta uma distorção das imagens devido à alteração desigual na inclinação dos raios de luz que penetram em seus olhos. Por isso, a visão se torna embaçada para longe e para perto. De todos os indivíduos míopes, 50% têm astigmatismo.

Hipermetropia

INFOMAÇÕES

Hipermetropia

Ela ocorre quando o olho é muito curto em relação à curvatura da córnea. Os raios de luz focalizam atrás da retina, produzindo uma imagem embaçada. Algumas pessoas conseguem corrigir parcialmente a hipermetropia através de esforço visual. Porém, outros necessitam do auxílio de óculos. Normalmente, o indivíduo com hipermetropia enxerga melhor para longe do que para perto.

Presbiopia

INFOMAÇÕES

Persbiopia

A Presbiopia (vista cansada) é uma condição normal onde, principalmente indivíduos acima de 40 anos, têm dificuldade para ler ou enxergar objetos muito próximos (a menos de 45 cm de distância). Esta condição é corrigida com o uso de óculos de leitura. A cirurgia para correção somente da presbiopia ainda está em fase de testes, mas ainda não apresenta resultados satisfatórios, entretanto, realizamos a correção da vista cansada usando a técnica da compensação em báscula.

Dúvidas mais frequentes

A experiência tem nos mostrado que a correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia com Excimer Laser é altamente eficaz. Em média 95% dos pacientes alcançam uma excelente visão, sem uso de óculos e com apenas um procedimento. Porém 5% podem precisar de uma segunda cirurgia (retoque).

O procedimento com Excimer Laser tem sido predominante em muitos países ao redor do mundo, desde 1993. Muitos estudos clínicos têm investigado os efeitos do laser e todos eles, sem exceção, não conseguiram mostrar efeitos negativos sobre a córnea ou sobre a integridade dos olhos. Nós, já realizamos milhares de procedimentos para a correção visual a laser. Muitos de nossos pacientes alcançaram a visão 20/20 (100%) após a cirurgia, e hoje ainda assim permanecem. No caso de pacientes que necessitem de reoperação, ela é realizada nos primeiros 3 meses de pós-operatório, ou após esse período conforme instrução do médico.

A possibilidade do paciente desenvolver alguma complicação que possa prejudicar a sua visão é mínima. O Excimer Laser, como qualquer procedimento cirúrgico, apresenta limitações que poderão levar à não correção total do grau. Durante a consulta do paciente, todo o procedimento será explicado em detalhes pelo médico para que ele se sinta seguro.

O paciente não sentirá nenhuma dor ou desconforto durante a cirurgia, que durará apenas 4 minutos. Poderão ocorrer discreta sensação de ardência ocular e sensibilidade à luz nas primeiras 5 horas. Neste período também não se usam curativos.

Sim, pode. Mas é recomendável que leve um acompanhante, principalmente se for de carro, para que a outra pessoa possa dirigir. Caso vá sozinho, o paciente poderá pegar um táxi e voltar para casa, sem maiores problemas.

O paciente não ficará com os olhos vedados, nem colocará qualquer tampão que o impossibilite de enxergar ou seja incômodo.

Não existe internação para a cirurgia refrativa. A cirurgia é feita em regime ambulatorial, e após alguns minutos o paciente é liberado para  ir para casa.

18 anos, desde que o grau do paciente esteja estabilizado (a estabilização ou não do grau é detectada pelo equipe do Dr. Dalmo, no momento da consulta, através do histórico do paciente).

Teoricamente não há idade limite, desde que o paciente não seja portador de catarata que precise de intervenção imediata ou qualquer outra patologia ocular que o impeça de realizar a cirurgia refrativa (a avaliação do médico é necessária).

Sim, por isso a necessidade de realização de exames pré operatórios com Dr. Dalmo.